Media Release

S?o Paulo, 12.06.2017

Estudo mostra que nova combina??o terapêutica reduz o risco de recidiva de cancer de mama inicial

Resultados do estudo Aphinity, apresentados no maior congresso de oncologia do mundo, ?comprovam eficácia de nova forma de tratar o tipo mais agressivo da doen?a ainda na fase inicial

?

Novas perspectivas para o tratamento do cancer de mama em fase inicial acabam de ser apresentadas no ASCO, principal congresso global de oncologia, liderado pela?American Society of Clinical Oncology, e publicadas no?New England Journal of Medicine, renomada revista científica interncional.?O estudo de fase III APHINITY observou a combina??o terapêutica de dois medicamentos já aprovados no Brasil – pertuzumabe e trastuzumabe. Em três anos do estudo, 94,1%1?das pessoas tratadas com o regime à base de pertuzumabe n?o apresentaram retorno do cancer de mama. O perfil de seguran?a da combina??o foi consistente com o observado?em estudos prévios.

?

Com base nos dados disponíveis no momento da análise primária, uma estimativa de sobrevida livre de doen?a invasiva (iDFS), em quatro anos, mostrou que 92,3%1?das pessoas tratadas com pertuzumabe e traztuzumabe n?o apresentaram sinais de recidiva do cancer de mama, demonstrando a eficácia do tratamento a longo prazo.?O estudo APHINITY foi realizado com mais de 4.800 pacientes em todo o mundo e alcan?ou redu??o importante do risco do retorno da doen?a ou morte em 19%1, evitando assim a evolu??o do tumor para a fase metastática.

?

Segundo Lenio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil, o objetivo do tratamento adjuvante – iniciado sempre após cirurgia para retirada do tumor - é ajudar as pacientes com cancer de mama a terem melhores chances para a cura. “APHINITY representa mais um exemplo da importancia da pesquisa clínica e o avan?o nos cuidados da paciente oncológica. O esquema terapêutico com a adi??o de pertuzumabe melhorou ainda mais os resultados já obtidos com trastuzumabe no cancer de mama inicial positivo para HER2. Há 10 anos, o tratamento para estas pacientes era totalmente diferente. Hoje, estamos muito mais próximos de mudar a realidade de milhares de mulheres que ainda sofrem, com a perda da possibilidade de cura, quando ocorre a recaída deste tipo agressivo do cancer”, afirma.

?

Com a publica??o dos resultados do estudo, a combina??o será submetida à aprova??o da ANVISA. “Apesar de os medicamentos já estarem disponíveis no Brasil, é necessário que a agência regulatória aprove a nova indica??o de uso combinado destas substancias e, assim, ?para que mais mulheres tenham acesso ao tratamento”, destaca o diretor médico da Roche no Brasil.

?

A combina??o de pertuzumabe e trastuzumabe já é considerada padr?o ouro de tratamento para a fase metastática da doen?a pelas sociedades médicas internacionais e agências regulatórias, como FDA, nos EUA, e EMA, na Europa, devido ao claro benefício de extens?o da sobrevida e evidências científicas robustas. No Brasil, a incorpora??o dessa combina??o no Sistema único de Saúde (SUS) para a fase avan?ada ainda está sob análise da Comiss?o Nacional de Incorpora??o de Tecnologias – CONITEC, órg?o do Ministério da Saúde.

Referências:

[1]?Minckwitz G, et al. APHINITY trial. American Society of Clinical Oncology Annual Meeting; 2017 Jun 2-6; Chicago. IL, USA. Abstract #LBA500.

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avan?os da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as for?as das divis?es Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.

é considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doen?as do sistema nervoso central. é também líder mundial em diagnóstico?in vitro?e tecidual do cancer, além de ocupar posi??o de destaque no gerenciamento do diabetes. Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doen?as, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inova??es médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Vinte e nove medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organiza??o Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o cancer. Pelo oitavo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável do grupo Indústria Farmacêutica, Biotecnologia e Ciências da Vida pelos índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).

Com sede em Basileia, na Suí?a, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2016, empregou mais de 94.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 9,9 bilh?es de francos suí?os em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcan?aram 50,6 bilh?es de francos suí?os. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Jap?o. Para mais informa??es, visite?www.liteach.com.

Contatos para a imprensa

In Press Porter Novelli